O SUV elétrico BMW Flow pode mudar de tonalidade com o pressionar de um botão, indo de branco para cinza ou preto em instantes. Embora não possa ir além dos tons de cinza e, mesmo assim, não tenha a sutileza e a profundidade da pintura de um carro real, o efeito é surpreendente.
+ Confira vídeo da mudança de cor.
O truque não é feito com tinta, mas com um corte especial para encaixar nos painéis da carroceria do SUV. O carro possui o mesmo tipo de tecnologia de tinta eletrônica (E Ink) usada em leitores eletrônicos. Os painéis coloridos foram cortados precisamente para combinar com o formato dos painéis da carroceria do SUV e, em seguida, a fiação elétrica é conectada a cada seção.
As superfícies do painel têm milhões de minúsculas cápsulas, cada uma contendo pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos pretos com carga positiva. As correntes elétricas trazem um pigmento ou outro para a superfície criando os diferentes tons. Depois de concluída a mudança de cor, os painéis mantêm o tom sem a necessidade de mais carga elétrica.
O SUV pode ser colorido em uma tonalidade ou em diferentes tonalidades em diferentes partes. Até as rodas podem mudar de cor. Adrian van Hooydonk, chefe de design da BMW, descreveu o conceito BMW iX Flow como “uma pesquisa avançada e projeto de design”.
A BMW não anunciou planos de trazer esse tipo de tecnologia para um veículo de produção. A montadora citou certas vantagens em ser capaz de mudar o tom de um veículo a qualquer momento, no entanto.
“Isso dá ao motorista a capacidade de expressar diferentes facetas de sua personalidade ou até mesmo o prazer da mudança externamente, e redefinir isso cada vez que sentar em seu carro”, disse Stella Clarke, líder de projeto do iX Flow, em um declaração da BMW.
Em segundo lugar, pode tornar o veículo mais econômico e confortável. Em dias quentes, um objeto branco pode refletir o calor, mantendo a cabine com uma temperatura mais confortável e diminuindo a necessidade de ar condicionado. Por outro lado, um objeto preto absorve mais calor e ajuda a manter a cabine aquecida em dias frios, reduzindo a necessidade de calor e ventilação.